"O drama do Homem de hoje é o de ser limitado nos seus meios e infinito nos seus desejos"
Michel Quoist


terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Porquê tradições tão desumanas? Porquê touradas?

Nas arenas de hoje, observamos mais uma das cruéis barbaridades que o ser humano é capaz de cometer.
Como é que tal monstruosidade pode ser considerada uma tradição? Não deveríamos adoptar tradições que nos engrandeçam no lugar de nos mostrarmos como seres tão insensíveis?

“Tortura não é cultura!”
Cultura é sermos dotados de humanidade, de sensibilidade perante a violência, perante a tortura e perante tudo o que desrespeita a vida humana e dos restantes seres vivos que nos rodeiam, é respeitarmos o Mundo e os seus direitos.
Porque é que faz o Homem lutas tão desiguais? Porque é que só tortura e violenta seres inferiores a ele fisicamente ou sem capacidade de defesa? Seres que se sabe capaz de dominar?
Falamos de um mundo cujo princípio fundamental é a igualdade?

“É degradante ver que nas praças de touros torturam-se bois e cavalos para proporcionar aberrantes prazeres a um animal que se diz racional.”

Inúmeras manifestações de apelo à consciência humana têm sido feitas recentemente. Se és mais uma das pessoas que acham desumano este tratamento puramente irracional para fins meramente caprichosos, para puro entretenimento, não assistas a touradas, não sejas responsável pelo deteriorar do pensamento humano, pela sua insensibilidade, não sejas adepto da tortura!